Vitória histórica nos EUA contra a concentração dos média

Um tribunal norte-americano decidiu obrigar a Federal Communications Commission (FCC) a reescrever as suas controversas regras de flexibilização da propriedade dos média, ao dar razão aos cidadãos no caso Prometheus Radio Project vs. FCC.

“Esta é uma vitória história para todos os que lutam por valores de serviço público nos média. Ela favorece um sistema mediático democrático que coloca as pessoas em primeiro lugar, em vez dos lucros excessivos das grandes empresas”, afirmou o secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Aidan White.

A campanha de protesto envolveu milhões de cidadãos norte-americanos, grupos de liberdade de imprensa, sindicatos e organizações comunitárias, que condenaram as alterações feitas à lei pela FCC, que abriam a porta ao monopólio de jornais, rádio e televisão em mercados locais.

O tribunal rejeitou as alegações da FCC de que o Congresso norte-americano tinha ordenado uma flexibilização das regras de propriedade no Acto de Telecomunicações de 1996, dizendo que as alterações feitas não serviam o interesse público.

“A concentração mediática é uma ameaça em todo o mundo, mas este veredicto envia uma mensagem forte de que o interesse público está mais bem servido pelo pluralismo e pela diversidade – não com a concentração crescente”, afirma Aidan White.

Partilhe