Violência contra jornalistas na Índia

Quinze trabalhadores dos média foram atacados a 1 de Novembro durante a cobertura da chegada do ministro da Indústria indiano, P.K. Kunhalikutty, ao aeroporto de Karipur, denunciou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Entre os jornalistas atacados estavam profissionais dos órgãos “Asiannet”, “Indiavision”, “Kairali”, “Jeevan TV”, “NTV”, “Surya TV”, “New Indian Express” e “Kerala Shabdham”.

Este incidente segue-se a outro ocorrido a 31 de Outubro, no qual apoiantes do ministro da Indústria protestaram contra a cobertura mediática que tem sido dada ao alegado envolvimento deste governante num escândalo de pedofilia em Kerala.

No meio dos protestos, jornalistas do “The New Indian Express”, da “Indiavision” e do diário “Deshabhimani” foram agredidos.

“Quando um jornalista é ameaçado ou atacado, a liberdade de imprensa e as próprias fundações da democracia ficam em risco”, alertou Christopher Warren, presidente da FIJ, sublinhando no entanto a vontade do governo de Kerala de investigar estes casos e legislar contra a violência dirigida à imprensa.

Partilhe