Violência contra jornalistas em Nova Orleães

A atitude agressiva das autoridades policiais contra os jornalistas e fotógrafos que acompanham as consequências da passagem do furacão Katrina em Nova Orleães está a preocupar a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

A organização diz compreender a tensão existente no local, mas condena os ataques da polícia contra a imprensa ocorridos a 1 de Setembro, lembrando que, numa situação tão grave, é essencial uma cobertura noticiosa livre de obstáculos.

O repórter Tim Harper e o fotógrafo Lucas Oleniuk, do diário canadiano “Toronto Star”, foram vítimas de violência policial quando cobriam uma contenda entre a polícia e alguns alegados ladrões.

Quando as autoridades locais se aperceberam que Lucas Oleniuk tinha fotografado os agentes a baterem nos presumíveis assaltantes, tiraram-lhe as duas máquinas e removeram os cartões de memória, que continham cerca de 350 imagens. Também lhe foi arrancada a carteira de imprensa.

Igualmente alvo da polícia foi o repórter Gordon Russell, do diário local “Times-Picayune”, que foi detido e viu o seu equipamento de trabalho destruído pelos agentes depois de registar um tiroteio entre a polícia e indivíduos da região perto do centro de convenções onde estão os desalojados.

Partilhe