VIII PortoCartoon-World Festival em exposição

A mostra de trabalhos seleccionados do VIII PortoCartoon-World Festival é inaugurada a 22 de Junho, pelas 18:30 horas, na sede do Museu Nacional da Imprensa, no Porto, espaço que acolhe em paralelo duas outras exposições internacionais.

Na exposição do VIII PortoCartoon vão estar patentes cerca de 250 desenhos – oriundos de países tão diferentes como a Argélia, o Azerbaijão, o Brasil, a China, a Colômbia, a Indonésia, o Irão, a Macedónia, a Roménia, a Rússia, a Turquia, a Ucrânia ou Portugal, só para dar alguns exemplos -, escolhidos pelo júri internacional do concurso.

Também integrados nesta mostra estão mais de meia centena de cartoons que concorreram ao Prémio Especial Vinho do Porto, criado este ano pela organização do PortoCartoon, sendo que o espaço do Museu Nacional da Imprensa vai igualmente acolher as exposições internacionais “Vencedores da FECO” (Inglaterra) e “Humor com Humor se paga” (Brasil).

A vinda a Portugal da exposição da FECO decorre da assinatura, em Novembro de 2005, de um protocolo entre o Museu da Imprensa e aquela organização internacional, que representa cerca de dois milhares de artistas de trinta países.

Já a mostra “Humor com Humor se paga” apresenta mais de cem cartoons premiados ao longo dos 32 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Brasil, com o qual o Museu Nacional da Imprensa tem um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas na área do desenho de humor.

O VIII PortoCartoon vai estar patente ao público até final do ano, nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, no Porto, todos os dias entre as 15 e as 20 horas.

Partilhe