VI Prémio José Couso de Liberdade de Imprensa

Os jornalistas espanhóis Daniel Anido e Rodolfo Irago, da Cadena SER, foram anunciados como vencedores do VI Prémio José Couso de Liberdade de Imprensa, atribuído pelo Colexio Profesional de Xornalistas de Galicia (CPXG), o Clube de Imprensa de Ferrol e a Caixanova.

Aquando do anúncio, o secretário do prémio, Darío Janeiro, recordou que a morte de José Couso e do seu colega Taras Protsyuk no Hotel Palestina, em Bagdade, está por esclarecer há sete anos e sublinhou a necessidade de encontrar os culpados, pois “não pode haver impunidade para este tipo de assassinatos”.

Por seu turno, o presidente do Clube de Imprensa de Ferrol, Xan Morales Somoza, abordou temas actuais, como o caso “Egunkaria” (ver links relacionados) e o elevado número de jornalistas sem emprego em Espanha, frisando que “não há pior ditadura que a económica, nem maior tragédia humana que o desemprego”.

A entrega do galardão terá lugar a 7 de Maio, no Teatro Jofre, em Ferrol, numa cerimónia que contará com um concerto pela liberdade, a cargo da Real Filarmonía de Galicia.

Partilhe