Vasco Ribeiro lança “Fontes Sofisticadas de Informação”

O livro “Fontes Sofisticadas de Informação” é um estudo sobre a influência das fontes na construção do noticiário político em Portugal, agora dado à estampa por Vasco Ribeiro, docente do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. A sessão oficial de lançamento da obra está marcada para 17 de Setembro, às 18.30 horas, na FNAC do NorteShopping (Matosinhos).

O estudo baseia-se na análise de conteúdo das secções de “Política” e “Nacional” dos jornais “Correio da Manhã”, “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias” e “Público”, nos anos 1990, 1995, 2000 e 2005.

Para aferir o peso relativo de cada tipo de fontes, identificar os meios de transmissão de informação aos média e caracterizar os graus de confidencialidade adoptados nesta tarefa, o autor analisou, no total, 5054 notícias.

Em declarações à Lusa, Vasco Ribeiro afirmou que o estudo lhe permitiu concluir que “mais de 60 por cento das notícias analisadas resultaram da acção de indução por parte de assessores de imprensa, relações públicas, consultores de comunicação, porta-vozes e outros peritos em ‘spin doctoring’, ou seja, são determinadas pelas chamadas fontes sofisticadas de informação”. Outro dado que o autor destaca desta investigação é “a incapacidade do consumidor das notícias de detectar a intervenção dos técnicos de comunicação e relações públicas na construção das mesmas”, já que “só em 1,3 por cento do total das notícias analisadas foram identificadas fontes profissionais de informação, facto que faz jus ao rótulo ‘sombra’ frequentemente colado a estes profissionais”.

Docente do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto e da EGP – University of Porto Business School e director de Comunicação da Universidade do Porto, Vasco Ribeiro é ainda consultor de comunicação de várias empresas e instituições públicas e já dirigiu a campanha de várias candidaturas políticas.

A sessão de lançamento conta com a participação do secretário de estado da Saúde, Manuel Pizarro, e do editor do Jornal de Notícias, Elmano Madaíl.

Partilhe