Vantagens da Carteira Internacional da FIJ

Documento solicitado e emitido através do Sindicato dos Jornalistas, mediante o pagamento de uma verba de 70 euros. Tem a validade de dois anos e engloba uma série de pontos favoráveis para os seus detentores.

A Carteira Internacional de Jornalista, atribuída pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), é o documento de identificação dos profissionais de informação em todo o Mundo, estando adotado pelos sindicatos nacionais em mais de 120 países.

Recorde-se que a Carteira Internacional é atribuída exclusivamente aos associados das organizações nacionais filiadas na FIJ – no caso português, o Sindicato dos Jornalistas – que asseguram apoio internacional a jornalistas em perigo ou dificuldades.

Acreditação mais antiga e prestigiada, a carteira da FIJ confirma que o seu portador é um jornalista profissional comprometido com níveis éticos e de solidariedade da classe.

Mais informação sobre este tema pode ser lida aqui.

Perguntas & Respostas

A quem serve a Carteira da FIJ?

Qualquer jornalista titular deste documento em deslocação no estrangeiro pode contar com a rede internacional da Federação Internacional de Jornalistas para obter ajuda. Na maioria dos países, os jornalistas locais e as suas organizações membros da FIJ estão dispostos a prestar-lhes apoio.

Os associados do Sindicato com quotização em dia podem encomendar a Carteira Internacional mediante o pagamento de uma verba correspondente a 70 euros, tendo o documento validade durante dois anos.

Que representa a carteira da FIJ?

A carteira da FIJ atesta que o seu titular se comprometeu a respeitar o Código de Ética da FIJ, além do Código Deontológico nacional, e o conjunto de princípios e de normas para o exercício do jornalismo mais reconhecido do Mundo.

Quais são as vantagens de possuir uma carteira da FIJ?

Os jornalistas em viagem em zonas de conflito já testemunharam os méritos da Carteira Internacional: já ajudou inúmeros profissionais a desembaraçar-se de situações complicadas no contacto com militares, polícias ou funcionários e abriu as portas para reuniões oficiais.

Os seus titulares beneficiam do reconhecimento oficial da FIJ junto das agências das Nações Unidas, da União Europeia e de múltiplas organizações e instituições internacionais. Embora não seja garantia absoluta, em numerosos países ajuda os jornalistas a aceder a acontecimentos mediáticos e é muito mais reconhecida do que qualquer outra acreditação.

A FIJ apoia os titulares designadamente no acesso ao trabalho do Instituto Internacional para a Segurança dos Media (INSI), que realiza campanhas pela segurança dos jornalistas em todo o Mundo, bem como à rede IFEX, uma coligação de grupos para a liberdade de imprensa e de organizações de jornalistas que monitoriza o estado da liberdade de imprensa no Mundo.

Além de apoio 24 horas por dia, a Carteira proporciona um seguro com 10% de desconto para os jornalistas e engloba o acompanhamento de outras entidades filiadas na Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), bem como outras ofertas especiais.

Muito importante: Uma carteira da FIJ nunca é emitida sem verificar o estatuto de jornalista profissional do requerente.

Cuidado com as imitações! Algumas organizações sem representatividade emitem cartões para tentar ganhar dinheiro, mas não são reconhecidas pela rede internacional de jornalistas, não representam ninguém, não oferecem quaisquer garantias e muito menos podem prestar o apoio necessário à protecção de jornalistas em perigo ou dificuldades. Só a FIJ é de confiança!

 

 

Partilhe