“Ética em Jornalismo e Auto-Regulação na Europa: Novos Média e Velhos Dilemas” é o tema da conferência que a Unesco promove em Janeiro próximo, no encerramento de um programa levado a cabo em conjunto com a União Europeia sobre a auto-regulação dos média na Europa.
Especialistas de renome internacional vão reunir-se na sede da agência em Paris para discutir padrões jornalísticos num mercado cada vez mais globalizado. Os participantes também analisarão os desafios na prestação de contas em países emergentes, e as oportunidades e problemas gerados com a revolução digital.
De acordo com a Unesco, o programa ajudou a implementar normas de conduta para jornalistas que enfrentam desafios no dia-a-dia das redações. A proposta também ajudou a reforçar a qualidade editorial, servindo ainda de ponte entre os média e o público em geral.
A agência da ONU ressalta que com a rapidez dos novas média, o jornalismo passou a ser alvo de reflexões inéditas, e tornou-se mais propenso a ações jurídicas, que podem ser evitadas com uma cobertura mais auto-crítica.