“Uma estória de jazz em Valado dos Frades”, um livro de Mário Galego

O 7º Festival de jazz de Valado dos Frades, a decorrer de 6 a 15 de Maio, foi o palco natural para o lançamento do livro do jornalista e delegado sindical da RDP, Mário Galego, intitulado “Uma estória de jazz em Valado dos Frades”.

A obra faz o relato dos 18 anos de música naquela vila do concelho da Nazaré, fruto da iniciativa da Biblioteca Instrução e Recreio (que edita o livro), que em 1986 teve a ousadia de promover, na então aldeia, um concerto de jazz, embora sabendo que a modalidade era praticamente desconhecida da população.

A aposta foi um sucesso: a sala da colectividade de Valado de Frades abarrotou de gente e desde então os festivais de jazz tornaram-se um marco na vida cultural da vila.

A par da cronologia dos festivais, o livro relata as estórias dos que ao longo dos anos têm promovido a iniciativa, as peripécias, a carolice e as aventuras de ir a Lisboa ouvir jazz, apresentando ainda entrevistas com vários músicos, nomes maiores do jazz nacional, que ainda hoje são apaixonados pelo Valado.

O lançamento da obra, em 6 de Maio, na abertura do 7º Festival, esteve a cargo do jornalista e músico Manuel Jorge Veloso, colaborador do “Diário de Notícias” e da Antena 2.

Os interessados em conhecer de perto esta estória e o seu autor ainda podem participar na sessão de autógrafos que se realiza no dia 15, último dia do Festival.

Partilhe