Um jornalista morto e outro raptado no México

O jornalista Valentín Valdés Espinosa, do diário “Zócalo de Saltillo”, foi encontrado morto na manhã de 8 de Janeiro, algumas horas depois de ter sido interceptado e raptado quando seguia para casa numa viatura com dois outros colegas, um dos quais também foi sequestrado e do qual não se sabe notícias.

De acordo com o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), Valdés foi torturado e alvejado várias vezes, tendo o corpo sido encontrado com uma mensagem onde se lia: “Isto vai acontecer àqueles que não compreendem. Esta mensagem é para todos”.

As autoridades suspeitam de grupos de crime organizado, o que não é de estranhar, dado que o Norte do México é uma das regiões mais perigosas para os jornalistas devido aos confrontos de cartéis rivais pelo controlo do narcotráfico.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), desde 2000 já foram mortos 60 jornalistas no México, havendo ainda 11 desaparecidos desde 2003 – um dos quais é Rafael Ortiz Martínez, que escrevia sobre narcotráfico para o “Zócalo de Saltillo” aquando do seu desaparecimento em 2006.

Partilhe