Um jornalista desaparecido e outro ameaçado no Nepal

A situação política no Nepal preocupa o Center for Human Rights and Democratic Studies, que já condenou o rapto de um jornalista por supostas forças governamentais e as ameaças feitas a outro profissional por rebeldes maoístas.

Desde a tarde de 28 de Agosto que o repórter Ram Hari Chaulagain, do semanário “Sanghu”, está desaparecido, tendo sido visto pela última vez a entrar num veículo acompanhado por homens não identificados, que segundo comunicado do “Sanghu” pertenceriam ao exército.

Nesse mesmo dia, outro jornalista nepalês foi ameaçado por um grupo de rebeldes do Partido Comunista do Nepal. Resham Birahi, conselheiro principal da Federação de Jornalistas Nepaleses foi avisado para não escrever nada contra os guerrilheiros maoístas, dado que “a guerra em curso é decisiva”.

A guerra civil no Nepal, iniciada em Fevereiro de 1996, fez até ao momento mais de 7000 mortos, tendo o cessar-fogo estabelecido a 29 de Janeiro sido quebrado pelos guerrilheiros maoístas a 26 de Agosto, após o falhanço de três rondas de negociações.

Partilhe