TVI PROCEDE A UMA REVISÃO SALARIAL ARBITRÁRIA

A forma arbitrária e discricionária como a TVI procedeu à revisão salarial dos seus trabalhadores, inclusivé de alguns jornalistas, penalizando muitos deles com o chamado «aumento zero» ou abaixo da inflação, levou o SJ a condenar tal procedimento unilateral e a exortar a administração a retomar as negociações para um Acordo de Empresa (AE).

A TVI (Televisão Independente) deixou de fora da actualização salarial anual alguns trabalhadores da Empresa, num processo arbitrário e discricionário completamente inaceitável.

Entre os “contemplados” com o que a Televisão Independente apelida, eufemisticamente, de “aumento zero” estão inclusivamente trabalhadores que desde há 8 anos (desde o início da estação) não vêem o seu salário devidamente corrigido.

Além disso, a TVI determinou, para outros trabalhadores, aumentos salariais muito abaixo da inflação.

Numa altura em que a fulgurante subida de audiências desta televisão já ficou expressa num aumento de receitas sobejamente divulgado nos órgãos de informação, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) não pode deixar de contestar a atitude da Empresa para com os jornalistas e outros trabalhadores.

O SJ sublinha que a actualização salarial foi determinada por unilateral acto de gestão, sendo, por isso, alheio a qualquer negociação com os sindicatos – legítimos representantes dos trabalhadores -, uma vez que o processo para a instituição de um Acordo de Empresa (AE) se encontra suspenso.

O Sindicato desafia a Administração da TVI a retomar a negociação do AE, com a condição de que cumpra primeiramente as normas legais relativas ao trabalho suplementar.

Partilhe