Tribunal manda reintegrar jornalista da “TV Guia”

A jornalista Maria Fernandes foi reintegrada, por decisão judicial, na “TV Guia”, revista do grupo Cofina, donde fora despedida no princípio de Julho por se recusar a elaborar textos publicitários. Entretanto, a Alta Autoridade para a Comunicação Social face ao pedido de intervenção feito pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ) decidiu abrir um processo sobre o caso.

O Tribunal do Trabalho determinou a reintegração da jornalista, por da análise preliminar do caso face à providência cautelar interposta pela jornalista ter concluído que não havia fundamento para despedimento com justa causa.

Recorde-se que Maria Fernandes foi despedida por se recusar a redigir textos de publicidade a produtos, invocando legitimamente a cláusula de consciência e as disposições da Lei e do Código Deontológico que a impediam de executar tal tarefa não-jornalística.

O SJ continuará a acompanhar este caso – que também comporta a intenção de manipulação da informação por parte da revista da Cofina, com reflexos negativos para o público – e a dar todo o apoio à jornalista, que há longo tempo vem sendo pressionada pela empresa para rescindir o contrato de trabalho.

Partilhe