Três jornalistas libertados no Nepal

Bishnu Nisthuri, secretário-geral da Federação de Jornalistas Nepaleses (FNJ), Khem Bhandari, editor do diário “Abhiyan” e Sujeev Bajracharya, chefe-de-redacção do “City Times Sandhyakalin”, foram libertados a 25 de Fevereiro pelas autoridades nepalesas, que os haviam detido na sequência de críticas ao golpe de estado de 1 de Fevereiro.

A notícia foi avançada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que lamenta no entanto que continuem detidos seis outros profissionais da comunicação: três desde meados de Fevereiro e três que foram presos na passada semana.

Os jornalistas presos desde meados de Fevereiro são Naryan Adhikari, do “RSS” e da Kalifa FM, Basanta Parajuli, do “Gorkhapatra” e da Synergy FM, e D.R. Panta, do “Kantipur”, enquanto na última semana de Fevereiro foram detidos Dipin Rai, editor do semanário “Mukti Aawaj”, Manohar Pokhrel, editor do “Batabaran”, e Arjun Sah, editor-executivo do diário “Jana Aakrosh”.

No entanto, a violência contra jornalistas no Nepal não se faz sentir apenas da parte das forças estatais, havendo a registar também um ataque dos guerrilheiros maoístas a uma televisão regional, no dia 23 de Fevereiro.

Nesse ataque, centenas de elementos da guerrilha maoísta roubaram câmaras de televisão, vandalizaram tudo o que não era transportável e no fim incendiaram o edifício, destruindo o estúdio, a sala de controlo e causando estragos de cerca de um milhão de dólares.

A FIJ condena esta onda de violência e intimidação da imprensa no Nepal e exige que a liberdade de imprensa seja restaurada no país.

Partilhe