Três ataques a jornalistas indianos

No espaço de uma semana, ocorreram três ataques diferentes contra jornalistas na região de Maharashtra, na Índia, motivando uma investigação do governo regional e a preocupação da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

A 24 de Agosto, o editor do diário vespertino hindi “Hamara Mahanagar”, Sajid Rashid, foi esfaqueado por dois atacantes, alegadamente devido às suas declarações contra o costume muçulmano do “triplo talaq”, que permite que um homem se divorcie da sua mulher repetindo três vezes a palavra “talaq”.

Quatro dias depois, Nikhel Wagle, editor do “Apla Mahanagar”, e os jornalistas Yuvraj Mohite e Pramod Nigudkar, foram agredidos em Malvan por Shiv Sainiks (activistas violentos do partido nacionalista hindu Shiv Sena), tendo sido já detidas quatro pessoas suspeitas de ligação a este ataque.

Por fim, a 31 de Agosto, um grupo de Shiv Sainiks atacou o operador de câmara Ramesh Khorddekar e o seu assistente Waris Ali, da Jain TV, quando estes cobriam um protesto contra a proibição de cantar bhajans (orações na forma de canção) nos comboios suburbanos.

Partilhe