Tratamento médico negado a jornalista preso no Iémen

Yahya Abdulraqeeb al-Jubeini, de 61 anos, enfrenta sérios problemas de saúde e as autoridades nem sequer permitem que seja conduzido a um hospital.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) condenou a recusa das autoridades do Iémen em permitir que fossem prestados cuidados médicos ao jornalista Yahya Abdulraqeeb al-Jubeini que se encontra detido, exigindo ainda a libertação de todos os jornalistas detidos no país.

“Ficámos consternados pela forma desumana como o Iémen está a lidar com Yahya Abdulraqeeb al-Jubeini”, afirmou Anthony Bellanger, secretário-geral da FIJ. “As organizações de jornalistas e a comunidade internacional vão assegurar-se de que aqueles que foram responsáveis pela sua falsa condenação vão enfrentar julgamento por crimes terríveis. A constante perseguição movida aos jornalistas no Iémen é inaceitável e exigimos que todos os jornalistas detidos sejam libertados imediatamente.”

Segundo informação prestada pelos familiares que o visitaram, Yahya Abdulraqeeb al-Jubeini necessita de tratamento urgente, mas as autoridades locais nem sequer admitem que seja transferido para um hospital.

Considerado um dos jornalistas mais carismáticos do país, Al-Jubeihi, de 61 anos, escreve com regularidade para os diários sauditas Okaz e Al-Madina, além de trabalhar para publicações iemenitas e no gabinete de comunicação do antigo presidente Abedrabbo Mansour Hadi. Refere a FIJ que, há cerca de um ano, o jornalista foi preso pelas forças de segurança Houthi e acusado de traição. Após oito meses de detenção foi condenado à morte sob acusações de espionagem a favor da Arábia Saudita.

Recorde-se que um outro jornalista, Abdel Rahim Mohsen, que sofre de diabetes, dirigia-se ao hospital de Al-Raheda quando teve de parar num posto de controlo, no passado dia 22, sendo raptado por um grupo de indivíduos armados e trajando à civil. Pouco depois, sem que fosse conhecido o seu paradeiro, a sua casa de Southern Taiz era revistada. De acordo com os familiares, Mohsen terá entrado em coma por falta do adequado tratamento médico.

Partilhe