Trabalhadores da Lusa contra distribuição de dividendos

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Lusa enviou aos accionistas da Agência uma carta a reclamar a não distribuição de dividendos, que é considerada imoral nas circunstâncias actuais.

Na mensagem (texto integral abaixo), aprovada por unanimidade e aclamação em plenário de trabalhadores da Lusa realizado no dia 1 de Fevereiro, a CT sustenta que “a distribuição de dividendos é completamente inaceitável na medida em que o Governo vai reduzir em 15% o valor do contrato programa da LUSA, a partir de 2013, montante este equivalente ao valor dos dividendos a distribuir pelos accionistas”.
A Direcção do Sindicato dos Jornalistas já tinha manifestado, em comunicado, a sua preocupação com a ameaça de nova vaga de despedimentos e a previsão de distribuição de dividendos quando, mais uma vez, os trabalhadores vêem cortadas as suas retribuições.
“Solidário com a CT e com os jornalistas e outros trabalhadores, o Sindicato dos Jornalistas acompanha-os na oposição e na resistência firme a qualquer distribuição de dividendos, quando os trabalhadores continuam a ser vítimas de um roubo aos salários e outras remunerações e do impedimento à sua progressão”, afirma o comunicado sindical
“Nem os trabalhadores nem os portugueses podem compreender a distribuição de lucros, tendo o Governo determinado, a pretexto da crise, cortes salariais e no trabalho suplementar, congelamento de carreiras e apropriação dos subsídios de férias e de Natal de 2012 e 2013 dos trabalhadores de empresas do sector público ou com participações de capitais públicos, como é a Lusa”, acrescenta o Sindicato dos Jornalistas.
O Sindicato defende uma solução que acautele os postos de trabalho, a qualidade do serviço da agência e, sobretudo, não descapitalize a empresa para o futuro e para as obrigações que terá de satisfazer.

Carta da CT aos accionistas
“Os trabalhadores da LUSA reclamam junto dos accionistas que prescindam do direito de receberem os dividendos da LUSA relativos ao ano de 2011. A distribuição de dividendos é imoral, dadas as circunstâncias actuais.
Os trabalhadores da LUSA, reunidos em plenário, relembram os accionistas (Estado, Controlinveste, Impresa, NP, Publico, RTP, Primeiro de Janeiro e Empresa do Diário do Minho) que o Governo, devido à crise, determinou cortes salariais, no trabalho suplementar, congelamento de carreiras e suspensão do pagamento dos subsídios de férias e de Natal de 2012 e 2013 dos trabalhadores de empresas do sector público ou com participações de capitais públicos, que é o caso da Lusa.
A distribuição de dividendos é completamente inaceitável na medida em que o Governo vai reduzir em 15% o valor do contrato programa da LUSA, a partir de 2013, montante este equivalente ao valor dos dividendos a distribuir pelos accionistas.
Dado o panorama financeiro acima exposto, a administração prevê a redução de efectivos.
Assim, os trabalhadores da LUSA estão contra a distribuição de dividendos e apelam ao bom senso e ao dever de cuidar, função de todos os accionistas, para que a empresa se torne mais sólida financeiramente para enfrentar futuros desafios.”

Partilhe