Trabalhadores convocam plenários na RTP E RDP

As comissões de trabalhadores da RTP e da RDP convocaram plenários de trabalhadores na RDP, no dia 6, e na RTP, no dia 8, aos quais se seguirá uma conferência de Imprensa conjunta, a 9. Os representantes dos trabalhadores continuam preocupados com as medidas anunciadas no programa do Governo e querem desenvolver medidas de sensibilização da opinião pública.

As comissões de trabalhadores da RDP e da RTP, bem como os sindicatos do sector ainda não obtiveram resposta do ministro da tutela, Nuno Morais Sarmento, ao pedido de audiência que solicitaram a 19 de Abril. Apesar disso e preocupados com «as medidas anunciadas, no programa do Governo, de delapidação do sector público da comunicação social», os representantes dos trabalhadores decidiram, em reunião ocorrida a 30 de Abril, avançar com várias acções de sensibilização e mobilização, de acordo com um comunicado subscrito pelos sindicatos e representantes dos trabalhadores das duas empresas.

A primeira dessas medidas é a convocação de dois plenários, na RDP e na RTP. Os trabalhadores da rádio pública reunirão no dia 6, às 15 horas, no auditório da RDP, enquanto o plenário da televisão estatal terá lugar no dia 8, também às 15, no auditório da 5 de Outubro.

No dia 9, de novo no auditório da RTP, terá lugar uma conferência de Imprensa conjunta dos sindicatos representativos dos trabalhadores do sector público da comunicação e dos representantes dos trabalhadores das duas empresas.

Serão desenvolvidos ainda «um conjunto de medidas para sensibilizar a opinião pública para a importância da defesa e reforço do sector público da comunicação social.

Foram ainda solicitadas reuniões, em separado, com todos os grupos parlamentares, para esclarecer os deputados, «na defesa da dignidade e bom nome dos trabalhadores da RTP e da RDP».

Os sindicatos e comissões de trabalhadores afirmam que «após duas reuniões, estão criadas as condições institucionais que permitem uma estratégia comum desta «task force», constituída pelas comissões de trabalhadores da RDP, da RTP e por todos os sindicatos representativos dos trabalhadores do sector público da comunicação social».

A «task force» apela «a todos os trabalhadores para participarem activamente nos diferentes plenários. O momento agora é de mobilização de todos os trabalhadores da RDP e da RTP. Temos que decidir as formas de luta».

Os trabalhadores lamentam tem sido «maltratados e por fim abandonados por sucessivos governos» e lamentam que a RTP se tenha tornado «tema privilegiado de debate e de lutas partidárias», onde têm sido «vilipendiados por fazedores de opinião que sustentam a dispensabilidade da RTP» e «alvo de violentas e concertadas campanhas por parte de “independentes” e inconfessados interesses da comunicação social privada».

Partilhe