Trabalhadores cedem a ‘chantagem’ da Antena 3 TV

Os trabalhadores da Antena 3 TV decidiram ceder às pressões da empresa, aceitar a última oferta de indemnização e desconvocar a greve indefinida com início previsto para 17 de Novembro, após o Ministério do Trabalho espanhol ter autorizado, a 7 de Novembro, a efectivação de 215 despedimentos – menos 39 do que os pretendidos pela administração.

A cedência foi sugerida pela comissão de trabalhadores, que solicitou aos funcionários que aceitassem “a chantagem” da empresa “para que os companheiros que tinham sido despedidos saíssem com o máximo de dinheiro”, afirmou José Rubio, membro da comissão, ao “El Mundo”.

A referida “chantagem” da Antena 3 TV consistia na oferta de mais 12 mil euros de indemnização a cada trabalhador despedido, em troca de “paz social”.

O plenário de trabalhadores realizou-se no exterior da sede da cadeia televisiva, uma vez que os empregados despedidos – entre os quais alguns rostos históricos da estação como Rosa María Mateo, Carlos Hernández ou Marta Robles – foram impedidos de aceder ao interior.

Na sua maioria, os profissionais dispensados souberam da sua demissão na manhã de segunda-feira, ao serem recebidos por cinco seguranças que, com uma lista na mão, informavam quem ia chegando se continuava ou não a trabalhar para a emissora.

O sindicato Comisiones Obreras, maioritário na comissão de trabalhadores da Antena 3, ofereceu assessoria laboral grátis a cada um dos 215 funcionários despedidos, para que estes possam tratar dos seus processos de forma diferenciada.

Partilhe