Timor com semanário em português

Mari Alkatiri, Mário Carrascalão, D. Ximenes Belo e D. Basílio do Nascimento são algumas das figuras a marcar presença no primeiro número do “Semanário”, um jornal em português lançado em Timor-Leste, dirigido pelo correspondente da RDP, António Veladas.

O novo título, o segundo em língua portuguesa a ser editado no território e o único actualmente nas bancas, é propriedade da Semanário-Media, Lda. e começou a ser vendido em Díli dia 19, ao preço de cinquenta cêntimos (de dólar norte-americano).

Fazendo capa com uma entrevista ao primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, o “Semanário” inclui ainda textos de D. Ximenes Belo, ex-administrador apostólico da diocese de Díli, e Mário Carrascalão, presidente do PSD, que serão colaboradores permanentes.

A edição de estreia apresenta ainda entrevistas com o presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres, com o administrador apostólico de Díli e Baucau, D. Basílio do Nascimento, e com o presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Luís de Almeida Sampaio.

O jornalista António Veladas publicou, em 2001, “Timor – Terra Sentida”, o primeiro livro com uma edição bilingue Português/Tétum, cujo prefácio é assinado por Xanana Gusmão e que conta com depoimentos de Ramos-Horta, Taur Matan Ruak e Sérgio Vieira de Melo, entre outros.

Partilhe