Tese de doutoramento sobre a Imprensa Regional da Igreja Católica

O jornalista Alexandre Manuel defendeu com sucesso a sua tese de doutoramento em Sociologia (especialidade em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação), subordinada ao tema “Da Imprensa Regional da Igreja Católica – Para uma Análise Sociológica”.

A apresentação teve lugar a 12 de Novembro, no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa). Trata-se do primeiro trabalho sobre o tema, ou seja, de uma análise sociológica dos semanários regionais que, propriedade das dioceses ou de organismos e instituições directamente ligadas à Igreja Católica portuguesa, constituem caso raro, talvez mesmo único, em todo o contexto europeu. Além de integrados num subsector – o da imprensa regional – já de si com características únicas e limitações próprias, aqueles órgãos são ainda portadores de algumas significativas singularidades, sendo que, em vários casos, as suas tiragens e audiências concorrerem com a dos média laicos, havendo mesmo distritos onde ocupam o primeiro lugar.

O júri, presidido pelo Prof. Doutor Ferreira de Almeida (antigo presidente do ISCTE), integrou os professores doutores António Firmino da Costa (vice-reitor do ISCTE-IUL); Luís Moita, da UAL; Manuel Pinto, da Universidade do Minho; Arons de Carvalho, da Universidade Nova e José Rebelo (do ISCTE-IUL), que foi o orientador.

Partilhe