Teresa Abecasis, Bruna Soares e estudantes da Lusófona vencem Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa

Teresa Abecasis, Bruna Soares e estudantes da Universidade Lusófona do Porto são as vencedoras da terceira edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, e de cujo júri o Sindicato dos Jornalistas faz parte.

A cerimónia de entrega, que contou com o comissário europeu Carlos Moedas, decorreu hoje, no NewsMuseum, em Sintra.

A jornalista Teresa Abecassis foi distinguida, na categoria Nacional, pela reportagem “Polónia: a liberdade de expressão está a passar à clandestinidade?”, publicada no Público.

Na categoria Regional, venceu a jornalista Bruna Soares, com a reportagem “Buinho: Messejana tem uma residência criativa onde existe o único fablab do Baixo Alentejo”, publicada no Diário do Alentejo.

As vencedoras da categoria Estudante foram três alunas da Universidade Lusófona do Porto, Ana Patrício, Patrícia Dias e Ana Luísa do Vale, com o trabalho académico em formato podcast “Erasmus na Ponta da Língua”.

O júri recomendou ainda a atribuição de uma menção honrosa aos jornalistas da TVI André Carvalho Ramos, Romeu Carvalho e João Pedro Ferreira, pela reportagem “Indesejados: um ano depois”.

Este prémio, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, homenageia o falecido jornalista Fernando de Sousa, perito em assuntos europeus.

Partilhe