Televisão transnacional sul-americana na forja

Os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Néstor Kirchner (Argentina), Lula da Silva (Brasil) e Tabaré Vázquez (Uruguai) deverão ser os impulsionadores de um novo canal televisivo transnacional de âmbito sul-americano, que terá sede em Caracas e pretende competir com as grandes cadeias mundiais de televisão já a partir de Abril.

A ideia surgiu em meados de 2004, aquando de uma visita de Hugo Chávez à Argentina, na qual o governante venezuelano defendeu que “é necessário romper a hegemonia das grandes redes mundiais de televisão”, para que os sul-americanos não tenham de saber de si mesmos através de uma emissora do Norte como a CNN.

Nessa altura, o presidentes venezuelano e argentino firmaram um acordo de cooperação para que o Canal 7 da Argentina e o Canal 8 de Caracas formassem uma empresa multi-estatal latino-americana. A referida empresa foi oficializada na semana passada e, a médio prazo, deverá comprar um satélite para alcançar independência a nível de telecomunicações.

Foi no âmbito deste projecto que Hugo Chávez se deslocou a 31 de Janeiro à Argentina, onde se encontrou como seu homólogo Néstor Kirchner, estando previsto um outro encontro do presidente venezuelano sobre este assunto para 14 de Fevereiro, desta feita com Lula da Silva.

Segundo o ministro venezuelano da Informação, Andrés Izarra, Hugo Chávez deverá visitar ainda o Uruguai, país que recentemente elegeu o seu primeiro presidente de esquerda, Tabaré Vázquez, cuja posse tem lugar a 1 de Março.

Partilhe