Suspensas as limitações na cobertura de concerto

As limitações aplicavam-se ao concerto de John Legend, no âmbito de um festival de música, e colidiam com os direitos dos jornalistas.

Os fotojornalistas e repórteres de imagem acreditados para a cobertura do festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, puderam fazer a cobertura de um dos concertos sem as limitações inicialmente impostas. O Sindicato dos Jornalistas reconhece o empenho e a disponibilidade da empresa promotora do festival, Pev Entertainment, no sentido de resolver a questão da melhor forma possível.

As restrições aplicavam-se ao concerto de John Legend, que aconteceu a 16 de Julho, e estavam a ser impostas pela empresa que representa o cantor, Atom Factory, e comunicadas aos jornalistas pela promotora do festival.

A Atom Factory pretendia aprovar previamente as imagens colhidas pelos jornalistas durante o concerto. Pretendia igualmente fazer uso ilimitado, e sem pagamento, de cópias dessas mesmas imagens, que os jornalistas seriam obrigados a ceder, sob pedido daquela empresa. Os jornalistas foram instados a assinar um documento que continha aquelas condições.

Antes do início do festival, o SJ contactou a promotora do festival e emitiu um comunicado, considerando tratar-se de um atentado à liberdade de expressão dos jornalistas, protegida por lei, nomeadamente pelo Estatuto do Jornalista.

De acordo com a informação que entretanto chegou ao SJ, os jornalistas puderam captar imagens a partir da régie, e não da frente de palco, livres das restrições inicialmente impostas.

O SJ já contactou a Pev Entertainment e mostrou disponibilidade para prosseguir o diálogo no sentido de encontrar um futuro acordo de boas práticas relativamente a estas matérias.

Partilhe