SJ solidário com trabalhadores em greve ao trabalho suplementar

Trabalhadores de Jornal de Notícias, Diário de Notícias e O Jogo aderiram ao pré-aviso de greve, que abrange feriados de Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apoia e está solidário com os trabalhadores dos órgãos de comunicação social do Global Media Group, nomeadamente do Jornal de Notícias, Diário de Notícias e O Jogo, que decidiram aderir ao pré-aviso de greve a todo o tipo de trabalho suplementar e ainda a todo o trabalho a prestar em dia de descanso semanal, obrigatório e complementar, em dias feriados.
O pré-aviso de greve foi publicado pelo SJ, com efeitos a partir de 1 de Abril de 2015, e por tempo indeterminado. Os primeiros feriados abrangidos pelo pré-aviso são os de dia 3 de Abril, Sexta-Feira Santa, e de dia 5, Domingo de Páscoa.
Em causa está o facto de o trabalho suplementar prestado por jornalistas nos feriados de 1 de Janeiro e 17 de Fevereiro de 2015 não ter sido pago de acordo com o estipulado no Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) em vigor, que estabelece o pagamento dos feriados a 200 por cento e um dia de folga.
O SJ lamenta que empresas associadas da Associação Portuguesa de Imprensa, com quem está a negociar um novo CCT, tenham decidido unilateralmente não cumprir a lei. E reitera que, até à conclusão da negociação, o CCT actual mantém-se em vigor.

Partilhe