SJ repudia discriminação na Madeira

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas repudiou hoje, 10 de Agosto, a discriminação que atinge profissionais e órgãos de comunicação social naquela região autónoma e apelou ao respeito pelos direitos dos jornalistas, especialmente no período eleitoral que se aproxima.

“Não deixamos, desde já, de responsabilizar quem de forma activa ou passiva tem contribuído ou venha a contribuir para que sobre os jornalistas seja exercido qualquer tipo de violência”, afirma a DR da Madeira do SJ em comunicado.

Recorde-se que recentemente um jornalista ao serviço do “Diário de Notícias” da Madeira foi insultado e impedido de cobrir uma conferência de imprensa do PSD/Madeira e que a mesma publicação, a TSF, o “Público” e o “Diário de Notícias” (continente) foram impedidos de aceder à zona reservada à comunicação social na festa do mesmo partido no Chão da Lagoa.

O comunicado da DR da Madeira do SJ é do seguinte teor:

COMUNICADO

A Direcção Regional do Sindicato dos Jornalistas repudia a discriminação que algumas forças políticas e órgãos de poder vêm a exercer no acesso à informação de jornalistas e de órgãos de comunicação social, e a tentativa de pôr em causa o profissionalismo e a honorabilidade dos Jornalistas.

São postos em causa, nomeadamente, a Lei de Imprensa, o Estatuto do Jornalista e o profissionalismo dos jornalistas, alguns deles com dezenas de anos de profissão e de reconhecido mérito.

Situações que o Sindicato dos Jornalistas, além da denúncia pública, vai comunicar às entidades competentes. Mas, não deixamos, desde já, de responsabilizar quem de forma activa ou passiva tem contribuído ou venha a contribuir para que sobre os jornalistas seja exercido qualquer tipo de violência: verbal, psicológica e física, só para exemplificar.

Aproxima-se um período eleitoral, por natureza, de intensificação dos contactos dos jornalistas com os políticos e com actividades partidárias. Apelamos ao respeito dos direitos dos jornalistas no exercício da sua profissão e à denúncia de toda a violação ao direito de informar e de ofensa à dignidade pessoal de que os profissionais venham a ser alvo.

Funchal, 10 de Agosto de 2011

A Direcção Regional da Madeira do SJ

Partilhe