SJ quer reunião urgente com administração da Lusa

As recentes declarações atribuídas ao presidente do conselho de administração da Lusa e a intenção de avaliar o desempenho dos jornalistas, sem que tenha sido negociado um acordo relativo a essa avaliação levaram a direcção do Sindicato dos Jornalistas a pedir uma reunião de urgência.

A situação na agência Lusa continua a preocupar o Sindicato dos Jornalistas. A direcção do sindicato reafirma a rejeição da forma como vários jornalistas foram abordados no sentido de serem despedidos e estranha a intenção da administração em avaliar os jornalistas até Novembro, à revelia do processo de negociação sobre esta matéria.

Em comunicado, a direcção do SJ lembra que as suas posições foram reforçadas pela posição dos jornalistas, assumida em plenário, no dia 9, no qual foi aprovada uma moção que está publicada em anexo a este comunicado.

É o seguinte o texto integral do comunicado da direcção do SJ:

SITUAÇÃO NA LUSA PREOCUPA SJ

1. O Sindicato dos Jornalistas acompanha com preocupação a intenção da administração da Agência Lusa de promover o emagrecimento dos seus quadros de pessoal. Em primeiro lugar, pelo método usado recentemente, através do envio, a cinco jornalistas, de propostas de rescisão. Em segundo lugar, pelo clima criado com a posterior comunicação interna sobre a mesma matéria, a que acrescem declarações na imprensa atribuídas ao presidente do conselho de administração da empresa, procurando justificar a operação de despedimentos desencadeada sob a capa de rescisão por mútuo acordo.

2. O Sindicato foi igualmente informado de que a administração teria dado instruções no sentido da realização de uma avaliação de desempenho até ao final de Novembro. Trata-se de uma determinação estranha, na medida em que permanece por assinar o acordo relativo à avaliação dos trabalhadores da Lusa negociada há alguns anos entre as suas organizações representativas e a empresa.

3. Em face destes dois factos, a Direcção do SJ solicitou já à administração uma reunião urgente, durante a qual não deixará de vincar a sua orientação, reforçada com a posição do plenário de jornalistas do passado dia 9, que rejeitou os métodos utilizados pela empresa na abordagem a vários jornalistas com o objectivo de promover o seu despedimento e reclamou a finalização do processo de negociação de um método de avaliação de desempenho.

4. Face ao grave impasse na actualização dos vencimentos, o Sindicato está a desencadear os mecanismos com vista a insistir junto do Ministério do Trabalho para que se retome o processo de conciliação, cumprindo a determinação do mesmo plenário.

Partilhe