SJ participou em debate no IndieLisboa

Sofia Branco, Ricardo Alexandre e Tiago Dias estiveram no Cinema São Jorge para discutir “O cinema como ferramenta política”.

“O cinema como ferramenta política” foi o tema do debate que se realizou na sala 2 do Cinema São Jorge, em Lisboa, no qual participaram Sofia Branco e Ricardo Alexandre, respetivamente presidente da Direção e membro do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, além de profissionais na agência Lusa e na Antena 1/RTP.

O debate, moderado por Tiago Dias (membro da Direção do SJ e jornalista na agência Lusa), contou ainda com a participação dos realizadores Susana de Sousa Dias e José Filipe Costa, estando integrado nas LisbonTalks da 14.ª edição do Festival IndieLisboa, o certame de cinema internacional e generalista que decorre até ao próximo dia 14.

Ao longo de hora e meia foi discutida a robustez das instituições democráticas e a sua capacidade para denunciar abusos, num contexto de perigos para a política, a imprensa e a democracia, com exemplos como a afirmação populista do americano Donald Trump, os avanços da extrema-direita francesa, liderada por Marine Le Pen, e ainda a governação da conservadora britânica Theresa May. “Se a democracia depende de uma cidadania informada, contestatária e interventiva, qual o papel do jornalismo e do cinema nesse processo? Estarão cientes da sua importância? E se não, como o poderão fazer?”, foram algumas das perguntas colocadas pela organização das LisbonTalks.

O ciclo das LisbonTalks terá mais cinco sessões: masterclass pós-produção de imagem e mistura de som (dia 8, 18h30, sala 2 do Cinema São Jorge); encontro com Jem Cohen (dia 9, 18h00, no mesmo espaço); O futuro da curta-metragem (dia 10, 17h00, no mesmo espaço); encontro com Paul Vecchiali (dia 11, 18h30, na sala Luís de Pina da Cinemateca Portuguesa) e O Fotofilme: as relações entre o Cinema e a Fotografia (dia 12, 18h00, na sala 2 do Cinema São Jorge).

Partilhe