SJ indignado com assassínio de Enzo Baldoni

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifesta a “sua indignação pelo assassinato brutal” de Enzo Baldoni “às mãos de um grupo islâmico terrorista”, no Iraque.

O SJ enviou condolências à família de Enzo Baldoni através da Federação Nacional da Imprensa Italiana, e, em comunicado, chama a atenção para a necessidade de se criarem condições de segurança para o trabalho dos jornalistas no Iraque.

É o seguinte, na íntegra, o texto do comunicado do Sindicato dos Jornalistas:

SJ condena assassinato de Enzo Baldoni

1. O Sindicato dos Jornalistas manifesta a sua indignação pelo assassinato brutal do jornalista Enzo Baldoni, no Iraque, às mãos de um grupo islâmico terrorista, e expressa à sua família, aos camaradas italianos e às suas organizações profissionais as mais sentidas condolências.

2. O SJ junta a sua voz às de outras organizações de jornalistas e de defesa da liberdade de expressão, nomeadamente a Federação Internacional de Jornalistas, reclamando do governo iraquiano e do comando das forças da coligação militar anglo-americana condições de segurança para os jornalistas exercerem o seu trabalho.

3. O Sindicato chama a atenção dos jornalistas e da comunidade internacional para o agravamento das condições para o exercício da liberdade de expressão no Iraque, não só pelas omissões das autoridades mas inclusive pelas suas acções, como aconteceu dia 25, em Najaf, com a polícia a deter cerca de 60 jornalistas.

A Direcção

Lisboa, 27 de Agosto de 2004

Partilhe