SJ FAZ BALANÇO DA GREVE NA AGÊNCIA LUSA

Após a greve de quatro dias na Agência Lusa, o Sindicato dos Jornalistas emitiu um comunicado em que fez o balanço da situação, informando que a Comissão Negociadora Sindical iria convocar um plenário de redacção, a fim de se tomarem decisões sobre as novas formas de luta a empreender.

Os jornalistas da Agência Lusa concluem hoje um processo de quatro dias de greve iniciado quinta-feira, reclamando a conclusão de um acordo salarial para 2000.

A greve teve elevada adesão particularmente na sede da Agência em Lisboa, o que confirma a justeza das reivindicações apresentadas.

A hierarquia da Empresa empenhou-se em mascarar os efeitos da paralisação, não hesitando em substituir ilegalmente jornalistas em greve, como verificou a Inspecção Geral do Trabalho, que levantou um auto de notícia.

O Sindicato dos Jornalistas tentou até a véspera da greve encontrar uma solução negociada, manifestando grande flexibilidade, que não teve correspondência por parte da Administração da Lusa.

A Comissão Negociadora Sindical vai convocar um novo plenário de Redacção para fazer o ponto da situação e decidir as medidas a adoptar. 

Os jornalistas da Lusa estão a reclamar um acordo salarial para 2000 que, além dos 2,5% decididos administrativamente, contemple um acréscimo de ordenado de mais dois pontos percentuais a partir de 1 de Julho.

Os jornalistas estão a ganhar hoje em termos reais menos 1,2 por cento do que ganhavam há um ano. A Administração, que foi aumentada 15%, está a ganhar mais 11,3 por cento do que há um ano atrás.

Partilhe