SJ exige apuramento de responsabilidades no incidente com Manso Preto

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) quer ver apuradas todas as responsabilidades no incidente ocorrido ontem, dia 27, em Caminha, em que o jornalista Manso Preto foi atingido por uma viatura da Câmara Municipal.

Em comunicado, que a seguir se transcreve na íntegra, o SJ manifesta a sua solidariedade para com o jornalista seu associado, e exige que – para além das averiguações que se seguirão ao auto de notícia elaborado pela GNR e da queixa formal que vai ser apresentada na segunda-feira – também a “Câmara Municipal de Caminha apure, pelos seus próprios meios e até às últimas consequências, todos os factos e responsabilidades por esta grave ocorrência”.

Comunicado

SJ solidário com jornalista Manso Preto

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas manifesta a sua solidariedade com o jornalista Manso Preto, atingido, ontem à tarde, por uma viatura da Câmara Municipal de Caminha, quando se encontrava em serviço de reportagem, e exige o cabal apuramento das circunstâncias e das responsabilidades da ocorrência.

2. De acordo com as informações fornecidas ao SJ pelo próprio jornalista e por uma testemunha, o nosso camarada encontrava-se a fotografar funcionários da autarquia na montagem de equipamentos para uma iniciativa partidária em Vila Praia de Âncora, quando um deles se dirigiu a uma carrinha de caixa aberta, pô-la em marcha atrás na sua direcção, derrubando-o e fazendo-o cair por uma ribanceira.

3. Sofrendo de fortes dores, o jornalista teve necessidade de recorrer a assistência hospitalar. Felizmente, os resultados dos exames não são de molde a inspirar cuidados de maior e o nosso camarada teve alta.

4. A Direcção do SJ, que tem estado a acompanhar a situação de Manso Preto (que ficou com a máquina fotográfica danificada), espera que as averiguações que se seguirão ao auto de notícia elaborado pela GNR e à queixa formal que vai ser apresentada na segunda-feira conduzam ao rápido e cabal esclarecimento dos factos.

5. O SJ exige que, com a máxima urgência, também a Câmara Municipal de Caminha apure, pelos seus próprios meios e até às últimas consequências, todos os factos e responsabilidades por esta grave ocorrência.

Lisboa, 28 de Setembro de 2013

A Direcção

Partilhe