SJ entregou lista para Comissão da Carteira Profissional

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) entregou hoje, 26 de Maio, na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), a lista de candidatos proposta pelo SJ para o mandato relativo ao triénio 2008/2011.

Com a apresentação da lista, o Sindicato satisfaz, como habitualmente, o seu compromisso para com a classe de propor a eleição dos representantes dos jornalistas que melhor correspondam às necessidades e às competências da CCPJ.

Na preparação de mais uma participação do SJ na eleição da CCPJ – a primeira a exercer as novas competências resultantes das recentes alterações ao Estatuto do Jornalista –, a Direcção concebeu um perfil de lista baseado em critérios como a experiência, a intensidade do exercício da profissão no terreno, a abrangência, a capacidade de gerar consensos, a disponibilidade para as tarefas da Comissão e a produção de reflexão no âmbito matérias relacionadas das competências da CCPJ.

É a seguinte a composição da lista proposta pelo Sindicato:

Efectivos

1.Rosária Rato – carteira profissional n.º 1138, jornalista na Agência Lusa, membro da CCPJ cessante (segundo mandato). Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, iniciou a profissão na extinta ANOP, transitando depois para a Lusa. Foi delegada sindical e membro do Conselho de Redacção e é vice-presidente da Direcção do SJ.

2.Margarida Martins – carteira profissional n.º 1903, jornalista na TVI. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas/Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Ciências da Comunicação/Indústrias Culturais pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, com dissertação sobre o infotainment como tendência dominante na televisão líder de audiências: “Ética e Informação na TVI”. Iniciou a profissão em 1991 na Rádio Renascença.

3.Pedro Olavo Simões – carteira profissional n.º 4170, jornalista no “Jornal de Notícias”. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade o Porto, iniciou-se no jornalismo no JN, em cujos quadros ingressou em 1992. É membro do Conselho de Redacção do JN.

4.Nicolau Fernandes – carteira profissional n.º 1930, jornalista na TSF-Madeira. Concluiu o 6.º ano do curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, tendo sido professor no Ensino Secundário e frequentado o curso de pós-graduação em Criação Literária e Jornalística pela Escuela de Letras de Madrid. Em 1990, iniciou a colaboração no Posto Emissor do Funchal e foi chefe de Redacção da TSF-Madeira entre 2000 e 2004. Foi vogal e presidente da Direcção Regional da Madeira do SJ e é vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sindicato.

Suplentes

1.Ana Carrilho – carteira profissional n.º 1035, jornalista na Rádio Renascença. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, iniciou a profissão em 1986 na RR.

2.Carlos Camponez – carteira profissional n.º 959, é assistente do Instituto de Estudos Jornalísticos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde prepara o doutoramento na área da deontologia do jornalismo. Iniciou a carreira profissional em 1986 e é membro dos corpos sociais do Sindicato de Jornalistas desde 1990. Trabalhou na revista “África Confidencial” em “Diário de Lisboa” e “A Capital” e nos semanários regionais “Jornal de Leiria” e “Região de Leiria”. Foi correspondente e colaborador do “Público”. A imprensa regional foi o tema da sua investigação de mestrado, na Universidade Nova de Lisboa, em resultado da qual publicou o livro “Jornalismo de Proximidade”.

3.António Melo – carteira profissional n.º 291, jornalista freelancer. Licenciado em Jornalismo e Comunicação Social pela Universidade Livre de Bruxelas, estagiou na Radiotelevisão Belga em 1974, ano em que ingressou na Redacção de “O Século”. Integrou as redacções de “O Diário”, “Expresso” e “Público” (núcleo de jornalistas fundadores) e foi coordenador da revista “Seara Nova”. Autor e co-autor de documentários televisivos e de livros de cariz biográfico e histórico. É membro do Conselho Deontológico.

4.Pedro Coelho – carteira profissional n.º 1392, jornalista na SIC. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Ciências da Comunicação (Estudo dos Media e do Jornalismo) também pela UNL, onde é professor e doutorando com projecto sobre formação académica em Jornalismo. Vários prémios e distinções com reportagens. Publicou “A TV de Proximidade e os Novos Desafios do Espaço Público” e “Rosa Brava Pastora de Sonhos e Outras Histórias”. Foi membro da Direcção e é membro do Conselho Geral do SJ e suplente do Conselho Deontológico.

Partilhe