SJ em defesa dos jornalistas da Rádio Clube da Covilhã

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) exprimiu em comunicado o seu apoio público aos jornalistas da Rádio Clube da Covilhã, ilegalmente condicionados pela autarquia local e ofendidos na sua dignidade pela própria direcção da estação que, ao invés de os defender pelo seu trabalho, optou por atacá-los.

No seu comunicado, o SJ considera que a atitude da direcção “traduz uma subjugação da estação ao controlo político-partidário e uma insanável incompatibilidade entre as funções que os seus responsáveis exercem na cooperativa e os cargos que ocupam na autarquia local e numa organização partidária”.

O SJ apela aos órgaos sociais da cooperativa e aos cooperadores “para que façam regressar à estação a tranquilidade interna e a credibilidade externa, recolocando a Rádio Clube da Covilhã no conjunto dos órgãos de informação livres e independentes”.

É o seguinte o comunicado do SJ, na íntegra.

SJ em defesa da Rádio Clube da Covilhã

1. O Sindicato dos Jornalistas foi surpreendido hoje com a divulgação, pela Rádio Clube da Covilhã, de uma nota da direcção da cooperativa proprietária do seu alvará, relativa aos graves acontecimentos das últimas semanas que evidenciam uma clara retaliação da Câmara Municipal pelo legítimo exercício da liberdade de informação e ofendem as mais elementares garantias constitucionais e legais.

2. Na nota que hoje fez difundir, a Direcção da cooperativa, em vez de tomar posição contra a Câmara Municipal, que ilegalmente impede o acesso dos jornalistas da RCC e pretende condicionar a sua liberdade de expressão, coloca-se, pelo contrário, numa posição de ataque aos jornalistas ao seu próprio serviço, não hesitando sequer em atingir a sua dignidade.

3. Ao ofender os jornalistas e ao colocar-se ao lado de quem viola o direito do público a ser informado, a Direcção da cooperativa está a manchar a imagem da rádio e a desferir um golpe muito rude nas audiências da estação que diz pretender preservar.

4. A sua atitude, que merece o mais vivo repúdio, traduz uma subjugação da estação ao controlo político-partidário e uma insanável incompatibilidade entre as funções que os seus responsáveis exercem na cooperativa e os cargos que ocupam na autarquia local e numa organização partidária.

5. Face ao sucedido, o Sindicato dos Jornalistas exprime o seu apoio público aos jornalistas objecto de tão aviltante ofensiva e apela a todos os jornalistas, em especial aos da região, bem como às instituições da cidade e da região, em particular aos eleitos das autarquias locais, para que transmitam a sua solidariedade activa para com estes profissionais.

6. O SJ apela igualmente a todos os membros dos órgãos sociais da cooperativa e a todos os seus cooperadores, para que façam regressar à estação a tranquilidade interna e a credibilidade externa, recolocando a Rádio Clube da Covilhã no conjunto dos órgãos de informação livres e independentes.

Lisboa, 5 de Novembro de 2004

A Direcção

Partilhe