SJ APLAUDE INTERVENÇÃO DA IGT NA TELEWEB

A intervenção da Inspecção Geral do Trabalho na Teleweb, em defesa dos direitos de uma centena de trabalhadores (parte dos quais jornalistas) ameaçados de despedimento, suscitou um comunicado do SJ, congratulando-se com essa acção e alertando para o caracter experimental e aventureirista de certos projectos da chamada nova economia.

1. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) congratula-se com a realização, pela Inspecção Geral do Trabalho, de uma acção com vista à protecção de direitos e garantias de trabalhadores que a Teleweb ameaça despedir, entre os quais se encontram jornalistas.

2. Além do apoio directo aos jornalistas, o SJ exprime igualmente a sua solidariedade para com todos os cerca de 100 trabalhadores abrangidos pelas medidas da empresa, cujos contornos têm vindo a ser noticiados nos últimos dias.

3. Trata-se, na sua maioria, de trabalhadores jovens, cujas expectativas profissionais podem estar a ser goradas no melhor período da sua vida e que correm o risco de ser atirados para o desemprego.

4. O SJ adverte publicamente o Governo e as organizações empresariais para o carácter excessivamente experimental e aventureirista que preside à criação e lançamento de projectos na área da informação, designadamente na área da nova economia, explorando as expectativas legítimas de muitos jovens recém-chegados à profissão e ao mundo do trabalho, descartando-os com excessiva facilidade quando tais projectos falham.

5. O mínimo sentido de responsabilidade social aconselharia uma concepção mais rigorosa e um dimensionamento mais cuidado de tais projectos.

Partilhe