SJ apela à unidade na Emprin

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) divulgou hoje, 3 de Dezembro, um comunicado em que apela à unidade dos trabalhadores da Empresa Produtora de Notícias (Emprin) na defesa dos seus legítimos direitos.

A 30 de Novembro, 14 jornalistas e outras duas funcionárias ao serviço da Emprin – responsável pelos noticiários da TVI em cinco distritos da região Centro – foram confrontados com o anúncio da suspensão da actividade da empresa, que alegadamente não dispõe de verbas para lhes pagar os salários.

Trabalhando na prática como uma delegação da TVI na região Centro, a Emprin mantém há mais de um ano uma situação pouco clara com os seus trabalhadores, quer no respeitante aos vínculos contratuais quer no que concerne ao pagamento das retribuições devidas. Em dívida, segundo os trabalhadores, estão os salários do mês de Novembro, parte do subsídio de férias e o subsídio de Natal.

O SJ, que acompanha no terreno a situação, está a desenvolver todos os esforços para que tanto a Produtora como a TVI “assumam as suas responsabilidades”.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

SJ solidário com trabalhadores da Emprin

A Empresa Produtora de Notícias (Emprin), responsável pelos noticiários da TVI em cinco distritos da região Centro (Aveiro, Guarda, Coimbra, Viseu e Castelo Branco), suspendeu a 30 de Novembro a sua actividade, alegando falta de dinheiro para pagar aos 14 jornalistas e a outras duas funcionárias ao seu serviço.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ), que há mais de um ano vem denunciando as irregularidades a que têm estado sujeitos aqueles profissionais, está a acompanhar a situação com vista a defender os legítimos direitos dos seus associados.

Em causa, para além do inalienável direito ao trabalho, está o pagamento dos salários de Novembro, de parte do subsídio de férias de 2007 e demais retribuições a que os trabalhadores têm direito.

O SJ espera que tanto a Produtora como a TVI assumam as suas responsabilidades, tanto mais que é público e notório que as sete equipas de dois elementos cada ao serviço da Emprin trabalhavam em exclusividade para a TVI.

O SJ apela a todos os trabalhadores para que se mantenham unidos na defesa dos seus direitos, e reafirma a sua total disponibilidade para contribuir para a solução dos problemas que desde há longo tempo afectam esta empresa subsidiária da TVI.

A Direcção

Lisboa, 3 de Dezembro de 2007

Partilhe