SJ apela à libertação de Alan Johnston

Em carta enviada à representante do Governo da Autoridade Nacional Palestiniana em Portugal, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) apela a uma actuação decidida em prol da libertação de Alan Johnston, o repórter da BBC raptado em Gaza, a 12 de Março.

A mensagem, enviada no dia em que se completa um mês de cativeiro de Alan Johnston, insta ainda as autoridades palestinianas a “garantir condições de segurança aos jornalistas em trabalho no seu território”.

É o seguinte o texto, na íntegra, do apelo do SJ:

Exma. Senhora Randa Ibrahim Nabulsi

Delegada Geral da Palestina em Lisboa

Lisboa, 12 de Abril de 2007 – 30.º dia de cativeiro de Alan Johnston

Excelência

O Sindicato dos Jornalistas vem junto de V. Exa. solicitar que transmita ao Governo da Autoridade Nacional Palestiniana o nosso apelo para que tenha uma actuação mais decidida, e decisiva, em prol da libertação de Alan Johnston, o repórter da BBC raptado em Gaza, a 12 de Março.

O SJ lembra que o trabalho dos jornalistas é um pilar fundamental da Democracia e constitui um importante contributo para a Paz, pelo que os raptos que se vêm sucedendo em Gaza, tal como qualquer outra forma de violência sobre jornalistas ou outros profissionais dos média, são totalmente condenáveis.

Apelamos também ao Governo palestiniano para que proceda de acordo com a Resolução 1738 (2006) do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de modo a garantir condições de segurança aos jornalistas em trabalho no seu território.

Manifestando a V. Exa. e ao seu Governo a esperança numa rápida libertação de Alan Johnston, subscrevemo-nos atentamente,

Pela Direcção do SJ

Alfredo Maia

Presidente

Partilhe