Situação laboral na Impala preocupa SJ

O Sindicato dos Jornalistas manifestou hoje, 28 de Fevereiro, a sua preocupação com o agravamento da situação laboral na Impala, editora das revistas “Focus”, “TV 7 Dias”, “Nova Gente”, Maria”, entre outras publicações, que ainda não acabou de pagar os salários de Janeiro.

Em comunicado, a Direcção do SJ contesta a tentativa da empresa de impor o pagamento, em 24 e 36 prestações, das indemnizações aos trabalhadores abrangidos pelo mais recente processo de despedimento colectivo e alerta para o facto de a não estar a cumprir as normais obrigações salariais.

O comunicado é do seguinte teor:

Situação muito preocupante na Impala

1. O Sindicato dos Jornalistas está a acompanhar com muita preocupação a situação laboral na empresa Impala, editora das revistas “Focus”, “TV 7 Dias”, “Nova Gente”, Maria” e outras publicações, onde as condições laborais dos jornalistas e outros trabalhadores se agravam de forma galopante.
2. Nas últimas semanas, tem decorrido um processo de despedimento colectivo, abrangendo mais de três dezenas de trabalhadores, na maioria (cerca de 20 pessoas) jornalistas, em cujas negociações o SJ tem prestado todo o apoio, a fim de proteger o mais possível os direitos e interesses dos seus representados.
3. No âmbito das referidas negociações, a Impala tem procurado impor o pagamento das indemnizações devidas aos trabalhadores em 24 e 36 prestações mensais. Ora, para além de ilegal, pelo facto de a licitude do despedimento estar condicionada ao pagamento integral das referidas indemnizações aquando da cessação dos contratos de trabalho, aquela posição da empresa suscita ainda sérias reservas ao SJ, não só por aquele pagamento se prolongar excessivamente, mas também pelo risco de incumprimento que tal proposta comporta.
4. Tal risco foi agravado pela circunstância de a empresa estar a pagar os salários de Janeiro e o subsídio de férias vencido no corrente ano em prestações semanais e de não estar a cumprir essa obrigação, pois vai já com mais de duas semanas de atraso e não se sabe se procederá atempadamente ao pagamento das retribuições de Fevereiro.
5. Face à gravidade da situação, o SJ pediu hoje a intervenção urgente da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e está a disponibilizar apoio jurídico aos jornalistas que pretendam suspender os respectivos contratos de trabalho por falta de pagamento das suas retribuições e reclamar o subsídio de desemprego, como forma de garantir a sua subsistência.

Lisboa, 28 de Fevereiro de 2012

A Direcção

Partilhe