Sindicato recebeu Associação Chinesa

A direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) recebeu, no dia 17 de Junho, uma delegação da Associação dos Jornalistas da China (AJC), no âmbito de uma deslocação de cortesia que visa o estabelecimento de relações de amizade e cooperação com organizações europeias.

A delegação era chefiada pelo presidente da AJC, Shao Huaze, e integrava o secretário executivo, Zhu Shouchen, e o coordenador da Divisão Europeia do Departamento de Relações Internacionais, entre outros dirigentes, bem como responsáveis editoriais de várias publicações chinesas.

A deslocação a Lisboa integrou-se na primeira visita a um país europeu da AJC, a convite da Associação dos Jornalistas de Genebra, Suíça, correspondendo ao plano de deslocações da organização a duas dezenas de Estados em todos os continentes, com vista ao aprofundamento da abertura da China ao exterior.

Representando cerca de 200 mil jornalistas, a AJC está interessada no estreitamento de relações com outras organizações, com vista à troca de experiências e opiniões sobre questões como os direitos e interesses dos profissionais.

As deslocações proporcionam também a responsáveis editoriais chineses o estreitamento de relações com profissionais de outros países.

Ambas as delegações manifestaram a convicção de que o encontro permitiu inaugurar fraternas relações de cooperação, tanto mais que o Sindicato português desempenha um importante papel em várias organizações e plataformas internacionais.

Nas próximas reuniões do Comité Director da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) e da coordenadora Ibero-americana de Jornalistas, de que é membro permanente, o SJ vai prestar informações sobre a visita e o interesse da organização chinesa no estreitamento de relações internacionais.

Partilhe