Sindicato contra encerramento dos jornais i e Sol

Sindicato dos Jornalistas aconselha os seus associados a não assinarem, por enquanto, quaisquer documentos que lhes sejam apresentados.

A Direcção Nacional do Sindicato dos Jornalistas (SJ) emitiu hoje um comunicado em que condena o encerramento anunciado dos jornais i e Sol e o despedimento de muitas dezenas de jornalistas.

Na íntegra:

1. O Sindicato dos Jornalistas está a acompanhar a situação no jornal i e no semanário Sol, depois de os accionistas terem decidido encerrar a empresa detentora dos dois títulos e encetar um processo de despedimento, que poderá abranger cerca de 120 trabalhadores, na sua maioria, jornalistas.

2. O SJ aconselha os seus associados a não assinarem, por enquanto, quaisquer documentos que lhes sejam apresentados, nomeadamente autorizações que dispensem a empresa de apresentar uma caução para os créditos devidos aos trabalhadores.

3. Nesta conformidade, o SJ irá solicitar uma reunião, com carácter de urgência, com a administração das referidas publicações, com vista à preservação dos dois jornais, assim como dos postos de trabalho agora ameaçados, renunciando à solução mais fácil do encerramento e do despedimento.

4. O SJ manifesta solidariedade para com os profissionais atingidos, e reafirma a sua determinação na defesa de todos os direitos dos jornalistas, em particular, o direito ao trabalho.

5. O SJ lamenta profundamente o encerramento de dois títulos da imprensa nacional, considerando que se trata de uma perda irreparável na diversidade da oferta informativa, fundamental à defesa do pluralismo.

6. O SJ está disponível para prestar esclarecimentos e apoio jurídico aos seus associados.

Partilhe