Seminários sobre educação para o desenvolvimento

O Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenor) e a Associação para a Cooperação, Intercâmbio e Cultura (CIC) organizam, entre 29 de Junho e 13 de Julho, com a colaboração do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), um ciclo de seminários sob o tema genérico “A Comunicação Social e a Educação para o Desenvolvimento”.

Os seminários – três em Lisboa, um no Porto e outro em Coimbra – decorrem entre as 14:30 e as 18:30 horas e contam com a participação de um total de oito oradores convidados.

O tema do primeiro seminário – que se realiza nas instalações do Cenjor, em Lisboa, a 29 de Julho, e no Hotel Ipanema, no Porto, a 3 de Julho – será “Timor Leste: desenvolvimento e ajuda ao Desenvolvimento?”, visando o enquadramento histórico e político da crise no país e os esforços de apoio ao desenvolvimento da novíssima nação.

Os oradores convidados são: António Barbedo de Magalhães, professor universitário e presidente do International Institute for Asian Studies and Interchange (nas duas sessões); António Almeida Serra, doutor em Economia e conselheiro económico do banco central de Timor (na sessão de Lisboa); e Rui Feijó, historiador e ex-assessor do presidente Xanana Gusmão (na sessão do Porto).

O segundo seminário abordará a “Economia na Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, no quadro global das relações Norte-Sul e do comércio justo”, realizando-se a 6 de Julho em Lisboa, nas instalações do Cenjor, e a 13 de Julho no Hotel D. Luís, em Coimbra.

Em Lisboa, volta a participar António Almeida Serra, desta feita acompanhado por André Corsino Tolentino, antigo embaixador, ministro da Educação de Cabo Verde e director da cooperação na Fundação Gulbenkian, consultor do Banco Mundial e membro do Conselho Executivo da UNESCO. Em Coimbra intervêm José Manuel Oliveira Mendes, docente de Novos Movimentos Sociais Globais e Sociologia da Comunicação Social na Universidade de Coimbra, e a doutora Sílvia Roque, investigadora do Núcleo de Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra), que participa actualmente no projecto de investigação “Processos de construção da paz e estratégias de fragilização dos Estados – lições das ex-colónias portuguesas”, sendo responsável pelo estudo de caso da Guiné-Bissau. Abordará o tema Estados falhados, cooperação e conflitos.

Por fim, o seminário “Culturas e Multiculturalismo, Mundos a Explorar na Cooperação para o Desenvolvimento” realiza-se a 13 de Julho nas instalações do Cenjor em Lisboa e contará com as presenças de Isabel Ferin da Cunha, coordenadora de uma equipa de investigação do projecto Média, Imigração e Minorias Étnicas, e Rui Pena Pires, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE.

Partilhe