Seminário sobre o papel da informação na cultura da infância

A Fundação Cupertino de Miranda acolhe, a 29 de Outubro, o seminário “A cultura da infância numa sociedade democrática: contributos e responsabilidades. A mais valia da informação/comunicação”, uma iniciativa da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) com o apoio do Instituto da Segurança Social (ISS) e do Sindicato dos Jornalistas (SJ).

De acordo com o programa provisório deste seminário, os trabalhos abrem às 9 horas, com uma recepção aos participantes, seguindo-se, às 9h30, a sessão de abertura, onde falarão Edmundo Martinho, presidente do ISS, Alfredo Maia, presidente do SJ, e Armando Leandro, presidente da CNPCJR, que, logo após, apresentará o sistema de promoção e protecção em Portugal.

A manhã contará ainda com um debate moderado pelo jornalista Manuel Vilas Boas, da TSF, e no qual os oradores Francisco Maia Neto, representante da Procuradoria-Geral da República na CNPCJR, e Leonor Paiva Watson, jornalista ao serviço do “Jornal de Notícias”, apresentarão duas perspectivas distintas sobre o mesmo caso.

Da parte da tarde, os trabalhadores iniciam-se pelas 14 horas, com uma tertúlia sobre “Os direitos fundamentais à informação e à privacidade: Que concordância prática à luz dos valores e princípios do Sistema de Promoção e Protecção?”, moderada pela procuradora-geral-adjunta do Ministério Público Joana Vidal.

Nesta tertúlia participarão a socióloga Estrela Serrano, o psicanalista Jaime Milheiro, os jornalistas Carlos Magno, Manuel António Pina e Paulo Agostinho, as investigadoras Cristina Ponte e Sara Pereira, o provedor dos telespectadores da RTP, Paquete de Oliveira, e Pedro Mourão, da Comissão para a Carteira Profissional do Jornalista (CCPJ), bem como um representante de jovens.

A iniciativa encerrará por volta das 17 horas, com intervenções de um representante da Fundação Cupertino de Miranda e de Orlando César, presidente do Conselho Deontológico do SJ, que falará sobre “Direitos da Criança e Comunicação Social: Perspectivas e Responsabilidades na Sociedade Actual”. O encerramento oficial será feito por Armando Leandro, presidente da CNPCJR.

Partilhe