Iniciativa da Federação Europeia de Jornalistas, terá lugar a 21 de Abril e destina-se a esclarecer jornalistas em regime livre sobre pagamentos à Segurança Social.
Estão abertas as inscrições para um “webinário” (seminário através da Internet) dirigido a jornalistas freelance. O “webinário” é transmitido a partir do meio-dia de 21 de Abril.
Os participantes vão ter acesso a informações sobre pagamentos ao sistema de Segurança Social, uma tema que preocupa os jornalistas em regime livre numa época de relações laborais precárias e dificuldades de acesso a prestações sociais.
Ivan Declercq, assessor da associação de jornalistas flamengos VVJ, irá apresentar exemplos da Bélgica, da Holanda, de França e da Noruega, assim como do sistema alemão conhecido como “seguro social para artistas”.
A iniciativa pertence ao grupo de peritos em jornalismo freelance (Freelance Expert Group, FREG) da Federação Europeia de Jornalistas, estrutura de que faz parte o Sindicato dos Jornalistas, e é organizada em colaboração com a Deutscher Journalisten-Verband (Federação Alemã de Jornalistas).
As inscrições devem ser feitas aqui.