Semanário italiano alvo de rusga policial

O semanário “Gente”, de Milão, e a residência do jornalista Gennaro De Stefano, em Roma, foram alvo de uma rusga policial, denunciou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

A RSF considera a acção um “sério ataque ao jornalismo de investigação” e uma violação da lei europeia de direitos humanos.

“Estas buscas violam a privacidade das fontes jornalísticas e contrariam as regras do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos que considera tal acção uma violação do artigo 10.º da Convenção Europeia de Direitos Humanos, a menos que possa ser justificada por uma ‘premente necessidade social’. Dado que o caso radica em factos de há três anos, não há uma tal necessidade”, refere a RSF.

A acção policial, ordenada pelo procurador de Génova, visava encontrar documentos relativos a um inquérito judicial sobre confrontos ocorridos durante a cimeira do G-8 de Julho de 2001 em Génova. Documentos relevantes para o inquérito desapareceram das instalações da “Gente” precisamente quando o semanário se preparava para publicar uma reportagem sobre a sua própria investigação relativa aos acontecimentos.

Partilhe