Segundo jornalista dos EUA com ordem de prisão

O juiz norte-americano Thomas F. Hogan ordenou a prisão de Matthew Cooper, repórter da revista “Time”, por este se recusar a revelar as suas fontes, no âmbito das investigações à fuga de informação que permitiu identificar uma agente da CIA.

Segundo o Comité Para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), o magistrado, que já anteriormente dera ordem de prisão à jornalista Judith Miller, do “The New York Times”, pelo mesmo motivo, ordenou ainda que a revista “Time” comece a pagar uma multa diária de mil dólares (810 euros) até entregar a documentação solicitada pelos procuradores no âmbito deste caso.

Matthew Cooper e a revista “Time” vão recorrer da sentença, tal como o fez Judith Miller, sendo que os três recursos vão ser agrupados num único, a ser resolvido até ao final deste ano.

Comentando a sentença aplicada, Thomas F. Hogan reconheceu que os dois jornalistas “agiram profissionalmente de boa fé”, mas que ao recusarem-se a obedecer a uma ordem do tribunal “tiveram de ser punidos por desrespeito”.

O magistrado acrescentou ainda que, no seu entender, o facto dos jornalistas revelarem as suas fontes confidenciais perante um grande júri “não constitui nenhum ataque à Primeira Emenda”, pois as exigências dos procuradores são “apropriadas” em termos de equilíbrio da “liberdade de imprensa e da necessidade de procedimento criminal”.

Partilhe