“Se eu fosse Gutenberg” no Museu Nacional da Imprensa

O Museu Nacional da Imprensa (MNI), no Porto, desafia as famílias a experimentarem as antigas técnicas de composição e impressão manual e a descobrirem os progressos das artes gráficas desde Gutenberg até aos nossos dias. A iniciativa decorre nas tardes do quarto sábado de cada mês, de 24 de Janeiro a Dezembro de 2004.

Com esta oficina, a que foi dado o sugestivo nome de “Se Eu Fosse Gutenberg”, as famílias, acompanhadas por um técnico do MNI, poderão manipular as máquinas que compõem a exposição permanente do Museu, “Memórias Vivas da Imprensa”, imprimindo gravuras alusivas ao evento e tipos com a letra correspondente à inicial do apelido de cada família.

O Museu Nacional da Imprensa dá assim seguimento ao projecto “Famílias nos Museus”, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto que integra cerca de 20 espaços museológicos e que pretende criar programas específicos para que as famílias explorem os Museus da cidade. Em 2003, o MNI realizou uma oficina de reciclagem manual de papel, em que participaram cerca de 100 famílias.

As famílias interessadas em participar na oficina “Se Eu Fosse Gutenberg” deverão inscrever-se previamente, através de contacto directo com o Museu, de segunda a domingo, entre as 15 e as 20 horas.

Para mais informações, contactar:

Museu Nacional da Imprensa

Tel: 22 5304966 / 22 5300648; Fax: 22 5301071; Email: museuimprensa@mail.telepac.pt

Partilhe