Saudação pela independência de Timor-Leste

No dia em que Timor-Leste celebra o primeiro dia da sua independência, o Sindicato dos Jornalistas associa-se a um «dia de júbilo» que é «o culminar de uma longa e sofrida caminhada rumo à liberdade». Em comunicado, o SJ assume a continuação do apoio aos jornalistas timorenses, «no exercício independente, imparcial e sem constrangimentos da liberdade de imprensa e do direito à informação, valores essenciais ao desenvolvimento da Democracia na sua Nação».

O Sindicato dos Jornalistas portugueses saúda fraternalmente o povo de Timor-Leste na data da sua independência, 20 de Maio de 2002, dia que ficará na História como o culminar de uma longa e sofrida caminhada rumo à Liberdade, dia de júbilo e alegria para todos os falantes de língua portuguesa espalhados pelas sete partidas do mundo.

O Sindicato dos Jornalistas portugueses orgulha-se de ter como seus associados, profissionais que contribuíram decisivamente para informar a opinião pública nacional e internacional sobre a resistência do povo de Timor-Leste à opressão e tirania. Para eles, uma palavra de reconhecimento pela coragem da sua intervenção profissional, por vezes em situações de elevado risco.

O Sindicato dos Jornalistas portugueses manifesta aos órgãos de soberania da nova República Democrática de Timor-Leste e ao seu povo o total empenho em continuar a apoiar os jornalistas timorenses no exercício independente, imparcial e sem constrangimentos da liberdade de imprensa e do direito à informação, valores essenciais ao desenvolvimento da Democracia na sua Nação.

Após a independência, novos desafios esperam o povo deTimor-Leste, outras dificuldades terão que ser vencidas. O Sindicato dos Jornalistas tem a convicção que os jornalistas portugueses saberão encontrar formas de, através da sua prática profissional, continuarem a contribuir para a construção de um futuro de Liberdade, Democracia e Paz pelo povo irmão de Timor-Leste.

Partilhe