São José Almeida vence concurso nacional “Pela Diversidade. Contra a Discriminação”

O texto “Homossexuais perseguidos no Estado Novo”, publicado no jornal “Público”, valeu à jornalista São José Almeida a vitória no concurso nacional de jornalismo “Pela Diversidade. Contra a Discriminação”, sendo desta forma apurada para a fase transnacional deste prémio, que terá lugar em Novembro.

Organizado pela Comissão Europeia, em parceria com a Associação de Jornalistas Europeus, a European Youth Press e o Centro Europeu de Jornalismo, este prémio distingue jornalistas que contribuem para uma melhor compreensão dos benefícios da diversidade e da luta contra a discriminação seja esta em razão da religião ou crença, da deficiência, da idade, da orientação sexual, da raça ou da origem étnica.

A edição deste ano incluiu uma categoria especial para os artigos que coloquem a tónica na ligação entre pobreza e discriminação, vencida a nível nacional por Ricardo Rodrigues, autor do artigo “Pobres como nós”, publicado na revista “Notícias Magazine”.

Em Portugal, foram admitidos a concurso 18 trabalhos, publicados entre 30 de Novembro de 2008 e 31 de Agosto de 2009 na imprensa escrita e em meios de comunicação on-line, que foram julgados por Manuel Romano (Representação da Comissão Europeia em Portugal), Mónica Goracci (OIM – Organização Internacional para as Migrações), Paulo Côrte-Real (Associação ILGA Portugal), Sérgio Aires (Rede Europeia Anti Pobreza / Portugal), Christiana Martins (vencedora em 2008 e jornalista do “Expresso”) e João Paiva (CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).

Partilhe