Sandra Rocha arrebata Grande Prémio Visão

A fotojornalista freelance Sandra Rocha, da agência Kameraphoto, venceu o Grande Prémio Visão de Fotojornalismo, que pela primeira vez vai para uma mulher, com uma imagem de uma menina vestida de anjo no pátio da Catedral de Braga momentos antes de uma procissão.

Sandra Rocha acumulou o galardão principal com a distinção máxima na categoria de Vida Quotidiana do Prémio Visão/BES 2004, que nesta quinta edição premiou 41 imagens e 18 fotógrafos.

Este ano, em que se registou um equilíbrio de participação entre freelancers e fotógrafos dos jornais nacionais, esteve a concurso o número recorde de 4000 fotos, tendo o Euro 2004 e Santana Lopes sido os motivos mais fotografados.

Guillaume Pazat, também da Kameraphoto, venceu a categoria de Reportagem, com oito fotografias captadas durante o visionamento do jogo dos quartos de final do Euro 2004 pelos habitantes do bairro de Santa Engrácia, em Lisboa, enquanto na categoria de Notícias a distinção máxima foi para Paulo Freitas, d’“O Comércio do Porto”, que registou o trabalho dos bombeiros de Terras de Bouro.

A categoria Retrato deu a vitória a Leonel de Castro, do “Jornal de Notícias” pela imagem de uma mulher ao lado da foto do marido, naufragado em 1990 e cujo corpo nunca foi encontrado, ao passo que João Carvalho Pina, mais um nome da agência Kameraphoto, levou para casa o galardão da área de Espectáculo, com uma foto de um baile de tango no bairro argentino de La Boca.

José Carmo, do “Jornal de Notícias”, foi o galardoado na categoria de Desporto com uma foto do ambiente de fim de festa dos jogadores portugueses após a final do Euro 2004 e o freelancer Fernando Cândido foi o vencedor da categoria de Natureza, com uma imagem captada durante o 8º Festival de Balões de ar quente.

O Prémio Visão arrancou em 2000, ano em que foi vencedor Rui Xavier, na altura freelance e hoje editor da Grande Reportagem, com uma foto de crianças angolanas, seguindo-se, em 2001, Paulo Duarte, também freelancer, distinguido com uma imagem da queda da Ponte de Entre-os-Rios.

Em 2002, Paulo Freitas, d’“O Comércio do Porto” foi galardoado com uma imagem do Prestige, na Galiza, e em 2003 o vencedor foi José Manuel Bacelar, freelancer, com a foto de um homem que tentava sozinho combater um incêndio de grandes proporções.

Partilhe