Salários no “Diário de Notícias” sem actualização

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera inaceitável e incompreensível a decisão da administração do “Diário de Notícias” de não actualizar os salários e manifesta solidariedade e apoio aos trabalhadores do jornal, na luta pelas suas legítimas reivindicações.

Em comunicado, o SJ afirma não ser aceitável que uma empresa de um grupo poderoso e rentável como a Portugal Telecom invoque o clima internacional como justificação para privar os trabalhadores da satisfação de uma expectativa justa.

O sindicato acrescenta que a injustiça desta decisão é agravada por o “DN” se encontrar numa fase de reestruturação, que tem exigido uma enorme entrega e sacrifício dos trabalhadores.

É o seguinte o texto integral do comunicado da Direcção do Sindicato dos Jornalistas:

JORNALISTAS DO “DN” SEM AUMENTOS

1. “O Conselho de Administração da Empresa do “Diário de Notícias” comunicou à Comissão de Trabalhadores que não procederá à actualização dos salários no ano de 2003.

2. “Para justificar a sua posição, a Administração alega dificuldades no sector em resultado da “possível recessão, clima internacional e incertezas” para o “curto e médio prazo” em resultado do “conflito com o Iraque”, segundo o comunicado da CT.

3. “O comportamento da Administração do “DN”, que integra o poderoso e rentável universo empresarial da Portugal Telecom, é completamente inaceitável e não deixará de merecer uma resposta dos trabalhadores, aos quais tem exigido crescentes sacrifícios, inclusivamente a redução do número de postos de trabalho.

4. “Além da recusa na satisfação de uma expectativa mais que justa, que é a de que o rendimento permita enfrentar o aumento do custo de vida, a atitude da Administração é tanto mais incompreensível quanto é certo que o jornal se encontra numa fase de restruturação que exige maior entrega e dedicação dos seus jornalistas e outros trabalhadores.

5. “A Direcção do Sindicato dos Jornalistas manifesta a sua solidariedade para com todos os trabalhadores do “DN” e compromete-se a apoiar activamente os seus delegados sindicais e a CT, bem como recorrer a todos os meios ao seu alcance para ajudar a alcançar as justas reivindicações dos trabalhadores.”

Partilhe