RTP viola estatuto profissional dos repórteres de imagem

A Direcção de Informação da RTP destacou jornalistas repórteres de imagem para actos não jornalísticos, a propósito da realização do Festival da Canção, o que segundo o Sindicato dos Jornalistas (SJ) atenta contra o estatuto daqueles profissionais.

Em comunicado divulgado hoje, 27 de Fevereiro, o SJ faz notar que a tarefa atribuída aos repórteres de imagem pelo Director de Informação – intervir ao longo da emissão do festival mostrando o júri de cada distrito e terminando com a apresentação da votação de cada júri nas canções a concurso – contraria o seu estatuto profissional, nomeadamente o descritivo funcional previsto no ACT/RTP.

Tendo em conta que o referido evento se inicia hoje mesmo e não pode ser posto em causa, o SJ “não aconselha o incumprimento da ordem ilegítima dada para que não venham a ser acusados de atitudes irresponsáveis”, mas considera que os jornalistas envolvidos devem declarar que a consideram “ilegítima”.

Sublinhando não ser a primeira vez que situações destas ocorrem na RTP, o Sindicato dos Jornalistas informa que “vai levar este assunto às instâncias competentes e exigir à Administração da RTP que faça cumprir as regras convencionais que livremente negociou”.

Partilhe